Nossa História

No ano de 1982 os irmãos Zedequias e José Firmino junto com seus familiares membros da Igreja Batista Calvário no centro de Teixeira de Freitas, sairam para evangelizar no bairro Nova America. Indo em direção a Rua do Campo, encontraram a família do senhor Miguel e Joana. A partir do mês de junho de 1982 começaram a fazer reuniões periódicas na casa do casal . As reuniões continuaram na casa de Dona Joana, até a doação de um terreno por parte do Irmão Laurenço (em saudosa memória), onde foi construído o Templo da Igreja Batista Calvário em Nova América. O primeiro culto foi realizado antes mesmo do templo ser terminado. Há mais ou menos 28 anos participavam da Igreja, os irmãos Zedequias, sua esposa Noeme , Dona Joana, o Sr. Miguel e seus familiares e a irmã Carmelita Queiroz.
Em 23 de março de 1994, o pastor Antônio Santos Pereira assumiu a Congregação do Nova América, nesta data congregavam algumas pessoas, a saber, Miguel, Joana, Conceição, Carmelita, Edite, Roxa, Vera, seus dois filhos e Denervaldo que chegou logo depois.
Logo a congregação foi crescendo e foi necessário fazer uma reforma no pequeno templo da Congregação para amplia-lo. No ano seguinte, 1995 foi comprado o primeiro equipamento de som, neste período chegaram também  Walter e Magna Gleide. Muitas campanhas de oração foram feitas e o Senhor foi salvando novas vidas a cada dia. Edvaldo e Telma se converteram e logo em seguida vinheram Jõao Resende, Ivone, Ana das Graças, Geraldo da Hora e tantos outros que fizeram e fazem parte da História da Igreja. A pequena Congregação se encheu de pessoas e foi necessário crescer mais uma vez o templo.
Em 1996 começaram a construção do templo atual, contando com a participação de toda a Congregação, após a construção do novo templo vei sua emancipação e a Congregação passou a Igreja em 23 de março de 2002. Neste período aconteceram intercâmbios com outras igrejas, retiros espirituais, festas, comemorações,  alguns eventos para arecadar fundos como feijoadas, chás, bazares, etc.
Em 29 de abril de 2006 foi inaugurada a Congregação do Castelinho, na direção dos irmãos Joaquim Gonçalves dos Santos e sua esposa Miriam Gomes da Costa.

Pastor Antônio, sua esposa Valdice e a irmã Joana, uma das fundadoras da Igreja

Irmã Joana, irmão Zedequias e sua família, fundadores da Igreja
Fundadores da Igreja - Zedequias e família, Joana e Carmelita
Adicionar legenda

2º domingo de agosto de 1994
Edna (Bia),Ana das Graças, Carmelita, Telma, Edite, Vera... 


2º aniversário da União Feminina

União Feminina
Aniversário de 86 anos da saudosa irmã Joana
Reforma do templo 1994
Ceia e Ação de Graças pela reforma do templo e compra do som
Pastor Emanoel e Pastor Antônio - 1994
1º Encontro de Casais - 1995 
Palestra do Encontro de Casais, ministrada pelo DR. Keiller - 1995
Miguel e Joana - 1995
Pr. Emanoel, Pr. Antônio e irmã Josinéia
Distribuição de sopa 1995


Jussiara e Pr. Antônio
Culto Evangelístico Pr. Antônio 

Construção do novo templo 1997 - Valdice, Telma, Diego e Edivaldo
Reforma da igreja março de 1998- Edivaldo, Diego e Pr Antônio

1º batismo da Congregação Batista Calvário Nova América
realizado na Sede
Grupo de irmãs da União Feminina


1º casamento realizado na Igreja pelo Pr. Emannoel Avelar Gomes
Sivaldo e Marilza
Marilza e irmã valdice
41º aniversário do Pr. Antônio 1998

41º aniversário do Pr. Antônio - 09/08/1998




Organização da Igreja 23/03/2002

Posse do Corpo Diaconal


Emancipação da Igreja 23/03/2002

Em  07/11/2010 o pastor Antônio Santos Pereira deixou a presidência da igreja. Foi celebrado um culto em Ação de Graças na direção do pastor Emmanoel Avelar Gomes, que ficou interinamente na presidência da igreja até 06/08/2011, quando o Pastor Humberto Avelar Gomes assumiu a presidência da igreja.